Objetivos - Apresentar teorias e práticas de Filosofia para/com crianças; - Sensibilizar profissionais da Educação sobre a importância da problematização de suas práticas e concepções teóricas; - Integrar o cotidiano dos professores com reflexões filosóficas em sala de aula; - Exercitar a auto-reflexão acerca da atuação docente a partir da práxis pedagógica cotidiana; - Relacionar atividades, textos e vivências na elaboração e execução do programa de aula; - Propiciar um ambiente intelectual favorável à adoção de uma postura filosofante tanto por parte da criança como do educador, seja individual ou coletivamente, no âmbito da Comunidade de Investigação Filosófica; - Possibilitar ao professor atuar como problematizador e/ou facilitador na Comunidade Investigação; - Vivenciar o questionamento, a investigação de conceitos e a criação de novas formas de pensar através de uma prática filosófica coletiva; - Desenvolver correlações interdisciplinares entre a Filosofia e demais áreas do saber, criando alternativas à integração de saberes de áreas diversas ao filosofar na sala de aula.
Informações Gerais
Promoção: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Ministrantes: Luciana Kalil Santos, Maria Isabel Marks e Rosana Aparecida Fernandes Coordenador: Sérgio Augusto Sardi Data: 07/08/2010 a 04/12/2010 Dia da semana: sábado Horário: das 8h10min às 12h30min Local: Aulas teóricas: Prédio 05 – PUCRS Aulas práticas: Casa de Cultura Mário Quintana – Rua dos Andradas, 736 – Centro – Porto Alegre
Programação
- Apresentação do Programa do Curso de Extensão e combinações com os participantes.
- Introdução à História da Filosofia para Crianças: a proposta pedagógica de Matthew Lipman.
- Diálogo como base da prática filosófica.
- Novas concepções entre Filosofia e crianças.
- O pensar e a criação de conceitos na prática filosófica com crianças.
- O professor na prática de Filosofia com Crianças. Concepções de professor de Filosofia.
- Questões sobre o ensino e aprendizagem em Filosofia.
- Avaliação em Filosofia: observações práticas e teóricas do avaliar.
- Diálogo e interfaces entre filosofia e corpo.
- Filosofia e expressão corporal.
- Algumas maneiras de compor uma aula de Filosofia.
- Pesquisa e estudo de materiais diversos que convidem a pensar.
- Elaboração e criação de planejamentos (em grupo) de uma prática filosófica com crianças.
- A vivência coletiva dos planejamentos elaborados em aula.
- Atividades práticas (4 encontros): realização de aulas práticas com crianças a partir dos planejamentos realizados nos encontros teóricos.
- Avaliação participada e coletiva de todas atividades práticas ocorridas durante o curso.
- Problematização das aulas observadas.
- Reflexão acerca da atuação docente a partir da práxis pedagógica cotidiana.
- Apresentação e problematização dos conceitos de criança e infância.
- Filosofia, educação e infância. A Infância da Filosofia.
- Um novo encontro com a questão: Um desafio à Filosofia: Filosofia com Crianças?
- Avaliação do curso e confraternização.
Informações Adicionais
- Não haverá aula dia 13/11/2010.
Investimento
Público Geral: R$ 354,00
Público
Licenciados em Filosofia; professores de Ensino Fundamental e Médio; Educação Infantil; estudantes e demais interessados em conhecer e desenvolver Filosofia com Crianças. Para participar deste curso não é necessária formação prévia em Filosofia, mas sensibilidade e interesse para explorar a dimensão filosófica da prática pedagógica, problematizá-la e reinventá-la através do pensamento e da experiência. Inscrições
» Pró-Reitoria de Extensão da PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - Sala 201
Fone: (51) 3320-3680 - Fax: (51) 3320-3543
E-mail: proexsecretaria@pucrs.br Site: www.pucrs.br/proex
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário