Prezados, segue mais um diálogo elaborado pelo LEEF, com algumas sugestões de atividades ao final.
CONSUMO
Documentário: A história das coisas: http://sununga.com.br/HDC/?topico=displaySarah: Ai gente, tô morrendo de sede...Eu P-R-E-C-I-S-O de uma coca-cola!
Beto: Ué?! Como assim tu precisa de uma coca?
Sarah: Sim, tô com sede, ora... Quero uma coca...
Beto: Tá, mas porque uma coca e não um copo d'água?
Léo: Ah, se liga Beto, água não mata a sede, né?
Sarah: Pior! Água nem gosto tem!
Beto: Bom, já que água não tem gosto o tio do bar faz um suco de laranja pra ti...
Léo: Ah, não viaja cara...Suquinho é coisa de bebê... Eu só tomo coca!
Sarah: Bah! Eu adoro suco de laranja, mas sempre peço coca... Por que será?
Sugestões de atividades:
Beto: Ué?! Como assim tu precisa de uma coca?
Sarah: Sim, tô com sede, ora... Quero uma coca...
Beto: Tá, mas porque uma coca e não um copo d'água?
Léo: Ah, se liga Beto, água não mata a sede, né?
Sarah: Pior! Água nem gosto tem!
Beto: Bom, já que água não tem gosto o tio do bar faz um suco de laranja pra ti...
Léo: Ah, não viaja cara...Suquinho é coisa de bebê... Eu só tomo coca!
Sarah: Bah! Eu adoro suco de laranja, mas sempre peço coca... Por que será?
Sugestões de atividades:
Vídeo do youtube: o vendedor de morcego morto: http://www.youtube.com/watch?
Dinâmicas:
1-Em dupla, tentar "vender" ao colega algo inútil (como, por exemplo: uma tampinha de caneta, um tubo de creme dental usado, um cone de linha etc) ou algo quebrado ou mesmo sucata. Após, solicitar que levantem a mão aqueles que "comprariam" o que o colega tentou vender. Solicitar que aqueles que quiserem socializem quais argumentos utilizaram para a suposta "venda".
2- Em dupla, listar marcas famosas/conhecidas e justificar porque se deve comprar aquela marca e não outra qualquer (ex: porque devo comprar coca-cola e não fruki). A atividade será escrita, com argumentos. Em seguida as duplas deverão trocar entre si os papéis com as argumentações e terão como nova tarefa "destruir" as argumentações ali presentes, propondo novas argumentações (que justifiquem, por exemplo, que comprar fruki pode ser tão bom quanto comprar coca-cola).
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